Largo do Museu Nacional de Arte Antiga
: Rua das Janelas Verdes : Santos :

19.09.11 : 19h :

Vamos comer frutos e flores da época, neste mês de Setembro, o mês da rentrée. há mesa vamos colocar bonitas taças e terrinas para a chegada da nova estação.

Natureza-morta com frutos e flores, Josefa de Óbidos (c. 1670) MNAA

Josefa de Óbidos, cujo verdadeiro nome era Josefa de Ayala Figueira (Sevilha, Fevereiro de 1630 – Óbidos, 22 de Julho de 1684), foi uma pintora nascida em Espanha que viveu e produziu em Portugal. Era filha de Baltazar Gomes Figueira, pintor português natural de Óbidos, com obra em Évora, que fora trabalhar em Sevilha, onde veio a desposar D. Catarina de Ayala Camacho Cabrera Romero, natural da Andaluzia.

Josefa foi apadrinhada pelo pintor Francisco Herrera, El Viejo. Em 1634, quando tinha apenas quatro anos de idade, os pais de Josefa regressam a Portugal, onde se vieram a estabelecer na Quinta da Chapeleira, em Óbidos, quando ela já tinha seis anos de idade. Ali se educou, manifestando desde cedo, vocação para a pintura e para a gravura em metal, em lâminas de cobre e prata, num género denominado como pontinho.

Em 1653, aos 19 anos de idade, fez a gravura da edição dos Estatutos de Coimbra. Trabalhou em seguida como pintora para diversos conventos e igrejas. Ficou sobretudo conhecida pelas pinturas religiosas, nomeadamente algumas que figuram o Menino Jesus, mas também pelas naturezas mortas, mostrando uma clara inspiração na pintura tenebrista do seu tempo.

Receitas
Salada de Outono com gamboa

Ingredientes: alfaces variadas, espinafres, pepino, tomate, tâmaras e gamboa

Numa taça grande, misturam-se os vegetais e frutos previamente lavados e cortados. A gamboa deve ser cortada em lascas finas e colocada no topo da salada. Deve temperar-se com azeite, limão, mel e sal.

Salada do Michael

Ingredientes: Rucola, Pêra Rocha, Queijo azul, Azeite

Deve-se temperar com limão.

Advertisements